sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Ser ou não ser: Eis a questão.


A foto ao acima é da peça Hamlet, de Shakespeare, citada em minha preleção de 31 de agosto - culto da família (OBPC Camélias), da qual segue o esboço:
UM PROFETA EM CRISE
II Reis 19:1-8
(Elias, um profeta em crise)
Era um homem de Deus:
- Tinha credenciais de um homem de Deus
- Vida no altar, intimidade com Deus,santidade, oração, fé, milagres o acompanhavam.
- Você é um homem (mulher) de Deus?
- Tem as credenciais de um profeta?
Deus o usava tremendamente:
Já lhe tinha dado grandes vitórias:
- Parou de chover e choveu quando ele profetizou
- Sobre 450 profetas de Baal
- Quantas vitórias Deus te deu?
- Quantos milagres Ele fez em sua vida?
Agora, Elias era perseguido por Jezabel:
- Estava com medo, enfraquecido na fé
- Sofremos perseguições, lutas que de repente nos vem
- Passamos por lutas, temos medo, às vezes ficamos enfraquecidos na fé
Temos lutas espirituais:- não contra a carne e o sangue.
- Mas internas, do nosso espírito com a nossa carne
- Às vezes nos vem tristeza, fracassos, não realizações
- Dilemas da vida, parece que ninguém nos ama – nem Deus
- Às vezes ficamos sozinhos, isolados, sem saída
Problemas existenciais:
Ser ou não ser: eis a questão (Hamlet, de Shakespeare)
- Indagações, questionamentos, crises com o próprio eu
- O profeta não havia mudado – e muito menos Deus mudou
Deus fala com ele e diz: Levanta, come e bebe:
- Levanta, come da minha Palavra, bebe do meu Espírito e caminha porque Eu ainda não desisti dos meus projetos em sua vida.
2ª crise: Os mesmos problemas – V 9,10
- Sai desta caverna e põe-te no monte para ver a face do Senhor
- Ás vezes não recebemos o que queremos, a resposta que queremos:
V 11, 12, 13.
O que fazes aqui Elias?
- Ainda tenho outras coisas para você fazer:
- Ainda tenho unção para derramar através da sua vida – v 15, 16
Elias, você não está sozinho – v 18
Jezabel morreu. Seus problemas serão superados.
Elias foi levado ao céu numa carroagem de fogo
Você ainda será honrado, por sua fé.

Nenhum comentário: